Tocantins pra quem curte natureza

0
393

A gente acaba falando muito de destinos e viagens internacionais mas a verdade é que temos destinos para todos os gostos dentro do nosso território.

Com paisagens exuberantes e uma das maiores áreas de vegetação nativa remanescentes no país, o Tocantins é uma opção certeira para quem gosta de se desligar do mundo e ficar curtindo a natureza.

Conheça alguns dos lugares mais bacanas do estado:

O Parque Nacional do Jalapão se tornou o destino turístico mais conhecido do Estado, situado na divisa com Bahia, Maranhão e Piauí. Com uma área de 34 mil km2, apresenta  paisagens como cachoeiras, fervedouros, dunas e serra.

As dunas do Jalapão, na Serra do Espirito Santo, são um dos principais cartões postais do Parque. Com um tom dourado de tirar o folego tornam a região para lá de especial.

Dunas

Já ouviu falar dos fervedouros? São piscinas naturais que não te deixam afundar, um verdadeiro oásis que surge em meio a paisagem do cerrado arenoso. Ao todo no parque, são oito abertos a visitação.

Fervedor – DEA E BRUNO/SHUTTERSTOCK

Entre as várias cachoeiras, duas se destacam – a da velha e da formiga. Esta apresenta um verde intenso raro de se ver enquanto a da velha apresenta a maior queda d’água do Parque e é excelente para quem curte esportes radicais, como rafting.

Um dos maiores rios de água doce potável no mundo, o Rio Novo forma uma praia de areia fininha em vários locais, a mais famosa é a que dá nome ao rio. Aos principiantes de praias de rio, o primeiro mergulho pode causar estranheza mesmo, mas logo você percebe seus encantos.

Entre tantos cenários incríveis no Parque vale destacar a Pedra Furada. No final da tarde a  luz forma diferentes molduras e texturas para fotos incríveis.

Para completar a viagem, o artesanato feito com capim dourado é sensacional. Tem desde bijuterias e bolsas a artigos de decoração para casa.

Para quem procura um lugar menos explorado na região, nossa dica é a Ilha de Bananal – maior ilha fluvial do mundo – formada com o encontro dos rios Javaés e Araguaia e abriga o Parque Estadual do Cantão, quase do lado oposto ao Jalapão, na divisa com Goiás e Mato Grosso. Reunindo as belezas do cerrado, floresta amazônica e pantanal, esconde alguns circuitos de trilhas ao redor de lagos para o máximo contato com a natureza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here